전체서비스

따봉브라질

지식나눔

제목

지하철 이용해서 4헤알에 국제 공항 가기 (영상 추천, 포어)

adidas | 2018.10.07 | 조회 4892

Foram muitos anos de espera até a inauguração do trem pro aeroporto de Guarulhos. Desde 2002, esta é uma das promessas de Geraldo Alckmin, recém afastado do governo do estado de São Paulo para concorrer à presidência.

O trem funciona todos os dias. De domingo a sexta, das 4h à meia-noite. Já aos sábados, das 4h à 1h. A tarifa custa R$ 4. Nos horários de pico (das 5h às 8h e das 17h às 20h), o intervalo dos trem entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto Guarulhos é de 20 minutos.

TREM PRO AEROPORTO DE GUARULHOS: NOSSA EXPERIÊNCIA

Antes de dar as informações mais práticas sobre o trem pro aeroporto de Guarulhos, vou contar a nossa experiência, como mostramos no vídeo abaixo.

+ Inscreva-se no nosso canal no YouTube para mais dicas

Por enquanto, para pegar o trem é preciso ir até a estação Engenheiro Goulart (linha Jade). Para chegarmos lá fomos de metrô até a estação Brás, pegamos o trem com sentido a Calmon Viana e descemos na Engenheiro Goulart (20 minutos de trajeto).

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Vale a pena também pegar o trem na estação Tatuapé, já que lá é preciso andar menos para sair do metrô e ir até a CPTM.

| PEGANDO O TREM

O trem pro aeroporto de Guarulhos é do mesmo modelo já usado pela CPTM. O trem que pegamos estava novo e tinha ar-condicionado. Da Engenheiro Goulart até o aeroporto só há mais uma estação, a Guarulhos – CECAP.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pegamos o trem às 11h29 e chegamos à estação Aeroporto – Guarulhos às 11h41.

+ Veja hotéis na capital paulista com até 50% de desconto

| CHEGANDO À ESTAÇÃO DO AEROPORTO

Como já foi muito noticiado, o trem não vai até o aeroporto propriamente dito. Após sair do trem, é preciso atravessar uma passarela para depois pegar um ônibus gratuito que leva aos terminais.

| PEGANDO O ÔNIBUS

Quando chegamos, o ônibus já estava lá, mas, segundo alguns funcionários, o tempo de espera é de no máximo 15 minutos.

Claro que o ideal seria o trem parar em cada terminal, mas como isso não é possível, vamos encarar a realidade, né?

De ônibus até o terminal 2, demoramos seis minutos. Já até o terminal 3 demoramos mais seis minutos. Pra quem tiver voo saindo do terminal 1, é possível pegar o ônibus ou ir andando, já que a distância da estação até ele é de apenas 500m.

| TEMPO TOTAL DA VIAGEM

Do momento em que pegamos o trem na estação Engenheiro Goulart até o momento em que descemos no terminal 3, demoramos 33 minutos.

Vamos ao total…

Pegamos o metrô na  às 10h15 até o Brás. Às 10h45, embarcamos no trem que ia até a Engenheiro Goulart, onde chegamos às 11h05. Como o trem estava em fase de testes e passava apenas de meia em meia hora, vamos descontar esses trinta minutos. Pegamos o trem às 11h29. Chegamos à estação Aeroporto – Guarulhos às 11h41. Nosso ônibus até o terminal 3 saiu às 11h51. Chegamos no terminal 3 às 12h03.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

No total, da Sé até o terminal 3, descontando os 30 minutos de espera do trem, demoramos 54 minutos. Com os 25 minutos de espera do trem, demoramos 1h19.

Para voltar foi mais rápido, já que chegamos na mesma hora em que o trem passou. Decidimos descer na estação Tatuapé e não na Brás, pois o trajeto para trocar do trem para o metrô é menor. Com isso, economizamos um bom tempo.

Pegamos o trem na estação Aeroporto – Guarulhos às 12h43 e fomos até a Engenheiro Goulart. Desembarcarmos no Tatuapé e pegamos o metrô até a Sé, onde chegamos às 13h29.

| COMO FICARÁ O TREM NO FUTURO

Como já dissemos, atualmente, o trem já funciona todos os dias. De domingo a sexta, das 4h à meia-noite e aos sábados, das 4h à 1h. A tarifa custa R$ 4.

Além disso, haverá um outro serviço chamado Connect, que ligará a estação Brás ao aeroporto sem precisar descer na estação Engenheiro Goulart em horários de pico num trajeto de aproximadamente 35 minutos. Neste serviço, o trem irá parar em todas as estações para embarque e desembarque a tarifa custará R$ 4.

Trem pro aeroporto de Guarulhos (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outra novidade será a linha Airport-Express com saídas em 4 horários específicos por dia ligando a estação da Luz ao aeroporto de Guarulhos nos dois sentidos. O trem não fará paradas intermediárias e o percurso deverá levar 35 minutos. Essa tarifa custará R$ 8.